4 razões para você dormir mais cedo



Você costuma dormir muito tarde? Você sabe quanto tempo devemos descansar para acordar cheio de energia e descansado? Nesse artigo falaremos tudo sobre o corpo, o descanso e as razões para você dormir mais cedo.

O descanso do nosso corpo

4 razões para você dormir mais cedo

Já teve noites em que você demorou a sentir sono e por causa disso você está indo cada vez mais tarde para a cama? E quando vê já é dia e falta pouco para tocar o despertador e logo promete a si mesmo que naquele dia irá dormir mais cedo e o ciclo acaba se repetindo? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinho (a) nessa. Segundo o médico Geraldo Lorenzi Filho, nós vivemos em um ambiente que é tóxico ao sono, pois devido ao contato com a luz somos impactados por estímulos o tempo todo.

A vontade de querer acompanhar tudo que ocorre a nossa volta nos faz ficar mais conectados, ficamos cada vez mais excitados e isso faz com que nos afastemos de vez de qualquer possibilidade de conciliar o sono.

A falta de sono traz diversos prejuízos a nossa saúde assim como diminui a força física, o raciocínio fica mais lento, a nossa pele envelhece precocemente, ficamos mais sonolentos, causa dor de cabeça, altera o humor, deixa o sistema imunológico frágil, o organismo fica sujeito a doenças como diabetes e obesidade, entre outros.

Razões para você dormir mais cedo

Abaixo listamos as razões para você dormir mais cedo. Confira:

1.       Auxilia na prevenção de doenças crônicas

Uma das razões para você dormir mais cedo, e pelo menos sete horas por noite, é que ajuda a reduzir as chances de doenças crônicas, como a hipertensão e a diabetes. Durante o nosso sono o corpo repara os vasos sanguíneos, coração e outros tecidos e isso auxilia na prevenção de desenvolver algumas doenças, ou seja, proporciona mais saúde a quem dorme mais cedo.

2.       Mantém um peso saudável

4 razões para você dormir mais cedo

Uma das razões para você dormir mais cedo é que isso pode ajudar a manter um peso saudável. Um estudo publicado apontou que quem dorme mais tarde normalmente está acima do peso. O motivo seria que quando se sofre de falta de sono, o nosso corpo possui menos energia para fazer escolhas saudáveis e acabamos consumindo os “lanchinhos da madrugada” e isso faz com que não tenhamos uma boa alimentação.

3.       Mais produtividade

Uma das razões para você dormir mais cedo é que isso permite um maior tempo de sono e é essencial para aumentar a produtividade nas atividades diárias, principalmente no trabalho. Uma noite mal dormida pode prejudicar a sua produtividade e diminui muito quando não se descansa bem. Uma pesquisa recente apontou que quem costuma dormir mais cedo melhora o seu trabalho até 30%.

4.       Melhora a aparência da pele

Quando dormimos pouco é bem difícil acordar com uma boa aparência no outro dia. Um estudo sueco comprovou que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes e saudáveis, mas quando uma pessoa descansa o suficiente e vai para a cama mais cedo, a aparência da pele melhora e fica mais atraente.

Como dormir mais cedo?

Para conseguir dormir mais cedo é preciso fazer algumas mudanças na sua rotina:

  • Desligar os aparelhos eletrônicos 40 minutos antes de ir para a cama é uma das mudanças da rotina eficientes, pois a luz dos aparelhos inibe a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a preparar o nosso corpo para o repouso;
  • Evitar bebidas alcoólicas, refeições pesadas, café, guaraná e cigarro;
  • Realizar atividades mais relaxantes três horas antes de dormir assim como ler, tomar um banho morno ou até mesmo meditar. O mais importante é manter o corpo relaxado na hora de ir para a cama para assim adquirir uma boa noite de sono.

Gostou do artigo sobre o porquê você deve dormir mais cedo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!