4 razões para comer sempre maçã



Você consome frutas todos os dias, principalmente a maçã? Você sabe quais são as principais vantagens que essa fruta traz para a nossa saúde? Nesse artigo falaremos tudo sobre a maçã e as razões para comer sempre maçã no seu dia a dia.

A maçã

A maçã é uma fruta comum e é uma das mais consumidas pela grande maioria da população. Há uma frase bastante conhecida que diz “uma maçã por dia mantém o médico longe”, isso porque a maçã é uma fruta que fornece diversos benefícios e ainda auxilia na prevenção de doenças. Há diversos tipos de maçã, dentre eles os mais comuns são a Gala, Fuji, Verde, entre outras. Ela é utilizada em várias preparações, desde salgadas até mais doces, e até mesmo bebidas como os sucos.

Essa fruta é rica nutricionalmente, possui em sua composição quantidades significativas de ferro, fósforo, vitamina E, vitamina B1, B2 e B3. Em sua casca há grandes concentrações de pectina, uma fibra que auxilia na redução do colesterol. Cada maçã pesa cerca de 100 a 200 gramas e possuem em média de 60 calorias e 1,7 gramas de fibras.

Razões para comer sempre maçã

Abaixo listamos as principais razões para comer sempre maçã. Confira:

1.       Reduz o risco de AVC

Uma das razões para comer sempre maçã é que essa fruta ajuda a reduzir o risco de uma pessoa sofrer AVC (acidente vascular cerebral). Há um estudo feito na Holanda feito na Universidade de Wageningen em que foram analisadas 20.069 pessoas nas faixas etárias entre 20 a 65 anos.

A pesquisa levou até dez anos a ser desenvolvida. Após esse tempo, os pesquisadores viram que as pessoas que mais consumiam alimentos de polpa branca tinham 52% menos chances de desenvolver um AVC. Os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã diariamente reduz o risco de até 40%.

2.       Auxilia na prevenção do sistema nervoso

Devido às vitaminas do complexo B, a ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso é uma das razões para comer sempre maçã. Isso porque essa fruta é uma ótima fonte de nutrientes e isso auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

3.       Protege os dentes da cárie

4 razões para comer sempre maçã

Essa infecção é causada por bactérias e o sumo da maçã possui propriedades que podem ajudar a matar até 80% dos germes. Por isso, é uma das razões para comer sempre maçã, pois a fruta ajuda na proteção da superfície dos dentes e das gengivas. Essa fruta é uma das mais recomendadas por dentistas para crianças que comem muitos doces.

4.       Proporciona a saciedade

Uma das razões para comer maçã no dia a dia é que ela proporciona a saciedade e isso é excelente para quem deseja começar uma dieta. A casca da maçã possui fibras insolúveis que não são digeridas e ficam no estomago por mais tempo, logo isso reduz a vontade de comer doces assim como o chocolate.

Como consumir a maçã

A maçã pode ser consumida de várias formas:

  • Crua com ou sem casca: forma mais comum de consumir a maçã e a melhor para obter todos os benefícios que essa fruta proporciona;

4 razões para comer sempre maçã

  • Assada: pode ser consumida como sobremesa com canela ou açúcar;
  • Suco: é a forma mais saborosa e saudável que muitas pessoas adoram consumir;
  • Desidratada: ótima alternativa de lanche saudável, além de que ela fica crocante e saborosa;
  • Chá: forma mais comum e saudável para ser consumida nos dias mais frios ou à noite.

Gostou do artigo sobre as razões para consumir maçã no seu dia a dia? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!