4 dicas naturais para diminuir efeitos da menopausa



Um dos maiores temores das mulheres é passar pela menopausa. Trata-se de um processo natural do organismo feminino, mas que pode causar alguns efeitos indesejados no corpo. A menopausa acontece normalmente entre os 45 e 50 anos de idade. Ou seja, quando os ovários envelhecem e interrompem a produção dos hormônios sexuais. Isso provoca várias transformações no organismo das mulheres e aumentam a possibilidade de aparecimento de doenças.

Entre os efeitos colaterais da menopausa estão os suores noturnos, insônia, fadiga, ondas de calor, alterações de humor, aumento do peso, incontinência urinaria, entre outros. Felizmente, existem alguns tratamentos naturais que reduzem esses sintomas. Ajudam as mulheres a passar por essa fase de forma mais tranquila.

Aqui, você vai conhecer algumas dicas naturais para diminuir efeitos da menopausa. Dessa maneira, conseguir atravessar essa etapa da melhor maneira possível. Confira já!

Maca Peruana

4 dicas naturais para diminuir efeitos da menopausa

A maca é uma planta de origem peruana que já era utilizada por povos locais há milhares de anos. Consolidou-se devido às suas propriedades medicinais, muito eficiente para diminuir efeitos da menopausa. A maca peruana ajuda a normalizar os níveis de estrogênio e progesterona. Pelo fato de ficarem desequilibrados no início desse ciclo feminino. Com equilíbrio hormonal recuperado, alguns sintomas como a insônia, a secura vaginal e as ondas de calor tem seus efeitos reduzidos.

Além de diminuir os efeitos da menopausa, a maca peruana também ajuda aumentar o desejo sexual, que acaba sendo afetado pelo desequilíbrio hormonal que afeta as mulheres nesta etapa da vida. A maca ajuda também a prevenir contra algumas doenças ligadas à menopausa, como a osteoporose.

A maca está disponível em pó e em cápsula, seguir a dosagem certa indicada nas instruções da embalagem é essencial para a eficiência do tratamento.

 Óleo Essencial de Sálvia

O tratamento com óleo essencial de sálvia é um dos mais eficientes para diminuir efeitos da menopausa. A sálvia atua regulando o equilíbrio dos níveis dos hormônios sexuais femininos, que ficam desequilibrados durante a menopausa. São essas alterações hormonais que provocam as disfunções no corpo das mulheres, como a insônia e as ondas de calor. Após a recuperação do equilíbrio hormonal, as reações negativas causadas pela menopausa diminuem.

O modo mais eficaz de utilizar a sálvia é a inalação, que pode ser feita através de aromatizadores pessoais ou de ambiente. Mas você também pode optar por misturar o óleo no seu hidratante corporal, óleo de banho ou de massagem e massagear a região abdominal.

Ginseng

4 dicas naturais para diminuir efeitos da menopausa

O ginseng é uma planta nativa da América do Norte que possui propriedades medicinais, ela tem ação estimulante que ajuda diminuir o estresse e o cansaço. Suas propriedades revitalizantes ajudam a diminuir efeitos da menopausa, como a fadiga e a secura vaginal.

É possível facilmente encontrar o ginseng em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais em diferentes formas. O produto pode ser comprado em diferentes formas, como em chá ou cápsulas. As doses corretas das cápsulas podem variar dependendo do laboratório de manipulação, por isso é importante se atentar às instruções no rotulo da embalagem para que o tratamento seja mais eficiente.

Soja

Pesquisas realizadas em várias universidades americanas apontaram que o consumo diário da soja ajuda a diminuir efeitos da menopausa. Principalmente as incômodas ondas de calor. Isso ocorre devido à presença da isoflavona na composição da soja. Essa substância atua como uma substituição do hormônio estrógeno, que fica com a produção prejudicada pela chegada da menopausa.

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo, por isso, produtos à base de soja são facilmente encontrados em supermercados. Existem várias alternativas de consumo da soja, você só utilizar a criatividade para inseri-la na sua dieta e conseguir cuidar da saúde de uma forma bastante saborosa.

Agora que você sabe dessas dicas, vai conseguir diminuir efeitos da menopausa na sua vida? E passar por essa etapa de forma tranquila? Possui alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário e até a próxima.

Deixe um Comentário