Aposte em alimentos com baixo índice glicêmico



Você sabe o que é baixo índice glicêmico? Sabe o que é a carga glicêmica? Você sabe quem precisa consumir os alimentos com baixo índice glicêmico? Sabe quais são os alimentos que possuem baixo índice glicêmico? Nesse artigo falaremos tudo sobre o baixo índice glicêmico, quais alimentos são aconselháveis e as vantagens de consumir esse tipo de alimento.

O que é baixo índice glicêmico?

O índice glicêmico é um fator que determina os alimentos conforme a quantidade de moléculas de glicose presentes em cada um e está diretamente associado à glicemia, que é o nível de açúcar no sangue. Sempre que consumimos carboidratos, os mesmos entram na corrente sanguínea com diversas velocidades e baseado nisso é possível classificá-los da seguinte forma: quanto mais rápido, maior a liberação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta balancear os níveis de açúcar.

Vale ressaltar que o índice glicêmico mede somente a qualidade do carboidrato (se a absorção é rápida ou lenta). Existe outra medida para calcular a quantidade de carboidrato que cada alimento traz em cada porção conhecida como carga glicêmica. As duas medidas são essenciais para quem não pode consumir carboidratos em excesso. Afinal, um alimento com alto índice glicêmico, mas que possui carga glicêmica baixa é menos prejudicial à saúde.

Quem precisa conhecer o índice glicêmico?

As pessoas que precisam conhecer o índice glicêmico são os diabéticos, atletas, pessoas que buscam emagrecer e pessoas que possuem a hipoglicemia reativa. Para diabéticos, o índice glicêmico é muito usado, pois para pessoas com essa condição, quanto mais rápida a liberação de açúcar, maiores são as chances da insulina produzida pelo pâncreas não dar conta de sua utilização e o IG é utilizado para ajudar nisso. Já para pessoas que desejam emagrecer o índice glicêmico é aliado, pois ajuda a calcular o carboidrato que ela irá gastar.

Quais são os alimentos com baixo índice glicêmico?

Abaixo listamos os melhores alimentos com baixo índice glicêmico. Confira:

1.       Frutas

4 dicas de alimentos com baixo índice glicêmico

As frutas são um dos alimentos com baixo índice glicêmico e algumas delas são: laranja, maçã, pera, pêssego, morango, cereja, goiaba, abacaxi, etc. A maioria das frutas são de baixo índice glicêmico, com exceção da uva passa e melancia que possuem índice glicêmico de médio a elevado.

Vale lembrar que a forma que a fruta é consumida pode alterar o índice glicêmico, o suco, por exemplo, possui o índice aumentado, pois a fibra é retirada e deve-se consumir somente uma porção por refeição, sem exceção, pois isso pode aumentar a quantidade de açúcares e carboidratos, e isso ajuda a aumentar o efeito na glicemia e aumenta o índice glicêmico.

2.       Leguminosas

As leguminosas também são um dos alimentos com baixo índice glicêmico e a maioria é consumida diariamente no almoço ou no jantar. Elas são: feijão carioca, soja, grão de bico, lentilha, feijão fradinho, feijão branco e feijão preto. Além desses tipos de alimentos serem de baixo índice glicêmico, eles também ajudam no emagrecimento já que um dos benefícios das leguminosas é a saciedade.

3.       Cereais e pães

Os cereais e pães também são alimentos com baixo índice glicêmico. São eles: pão branco, pão integral, baguete, waffles, pão pita branco, bagel, arroz branco, cuscuz, aveia, cevada, quinoa e arroz integral.

4.       Vegetais e oleaginosas

4 dicas de alimentos com baixo índice glicêmico

Os vegetais e as oleaginosas também entram na tabela de alimentos com baixo índice glicêmico. Os vegetais são: cenoura, ervilhas, batata doce, batata inglesa (cozida ou purê o índice é de 82 e 87) e inhame. Já as oleaginosas são: amendoim (índice glicêmico de 7%) e castanha de caju.

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