Efeitos que estresse provoca em seu organismo



Que atire a primeira pedra quem não passa por algum stress quase todo dia. O mundo fica louco e quando você menos espera, se vê estressado até por motivos simples e que não deveriam causar todo esse estrago.

Estresse está lá no trânsito, em um dia tenso de trabalho, quando se chega em casa e se depara com mais problemas, os motivos que podem deixar alguém estressado são inúmeros.

Já se ouve muito sobre os danos que estresse provoca em seu organismo, e agora descobriremos quais os principais malefícios que ele causa, e como sua qualidade de vida pode melhorar se varrer o stress para bem longe de você!

danos que estresse provoca em seu organismo

1.      Insônia

Passar por muitas situações estressantes durante o dia pode acarretar em problemas durante a noite. Um dos grandes danos que estresse provoca em seu organismo é a desregulação de seu sono, provocando insônia e noites mal dormidas, e com isso, no outro dia seu humor também estará instável e assim se forma um ciclo vicioso. A insônia acontece devido ao cortisol (hormônio responsável por deixar nosso organismo em alerta) ser produzido em excesso, impedindo dessa forma que você durma bem.

2.      Ganho de peso

Assim como a ansiedade, entre os danos que estresse provoca em seu organismo está que ele é um causador silencioso do ganho de peso. Isso acontece devido a um excesso da produção dos hormônios adrenalina e cortisona, que possuem como consequência um menor gasto das calorias que ingerimos. Quando o stress acaba e ficamos mais calmos, o cérebro pede uma recompensa, e esse recompensa geralmente se baseia em chocolates, sorvetes ou fast-foods, comidas que agradam ao cérebro, mas, se consumidas com muita frequência, acabam trazendo diversos malefícios como o ganho de peso.

3.      Problemas gástricos e intestinais

Um dos maiores danos que estresse provocam em seu organismo é a gastrite, doença muito recorrente nos tempos atuais. Combinando uma rotina estressante com uma alimentação não saudável e rica em alimentos ácidos e gordurosos, os casos de gastrite aumentam cada vez mais e se agravam, já que sem um tratamento adequado existe a possibilidade de se agravar para uma úlcera, e consequentemente, um risco mais elevado de desenvolver câncer no estômago.

4.      Do coração até o pulmão

Os níveis elevados de cortisol são prejudiciais para o coração e pulmão, pois agravam os riscos de surgirem doenças cardíacas, AVC, hipertensão arterial e asma, além de poder aumentar as chances de um ataque cardíaco, já que a pressão arterial aumenta quando se está estressado.

danos que estresse provoca em seu organismo

Respire fundo e mantenha a calma

É claro que o stress vai te visitar vez ou outra. As vezes ele pode servir como um esforço ao cérebro para resolver certa situação ou algo assim, porém viver uma vida estressado não traz benefícios a ninguém, pois é um desperdício de tempo (nada se resolve magicamente com o stress) e também saúde, com uma qualidade de vida baixa. Agora frente aos danos que estresse provoca em seu organismo durante seu dia, sente, pare e relaxe. Tome um copo d’água e respire fundo, mandando o stress para bem longe de você. Experimente praticar exercícios que promovam o bem estar físico e mental como a yoga e também uma meditação, você pode começar com apenas dez minutos matinais e ir progredindo, apenas certifique-se de tenha um tempo para relaxar e tirar toda a tensão do ombro!

Possui mais alguma duvida sobre os danos que estresse provoca em seu organismo? Sabe de mais algum? Ou tem dicas de como manter o stress longe? Deixe seu comentário aqui embaixo que nossa equipe respondera o mais rápido possível. Até a próxima matéria!