4 cuidados com alimentos zero açúcar



Com a popularização do estilo de vida saudável e do ser fitness, muitas pessoas vem dando preferência para alimentos light e diet sem ao menos saber qual é qual, e se realmente devem consumir esses alimentos. A banalização de um nutricionista adequado ou um senso nutricional próprio bem formado deixam as pessoas cegas frente aos cuidados com alimentos zero açúcar, consumindo esses produtos com enorme liberdade sem se preocupar!

Muitas pessoas se baseiam apenas nas calorias em um alimento, não verificando o restante da informação nutricional e sua composição, então achar que uma lata de um refrigerante zero açúcar na ilusão de ser menos prejudicial, acaba trazendo os efeitos contrários do que se deseja. Esse é apenas um dos vários exemplos sobre porque devemos tomar muitos cuidados com alimentos zero açúcar.

4 cuidados com alimentos zero açúcar

1.      Não é a açúcar que faz mal, e sim a quantidade!

Um dos grandes cuidados com alimentos zero açúcar que se deve ter se liga a quantidade que está sendo ingerida. Muitos médicos e nutricionistas tornam a bater na tecla que tudo pode ser permitido com moderação, ou seja, é preferível você tomar uma lata de refrigerante normal, do que três refrigerantes zero, quer dizer, melhor mesmo é optar por um suco com pouco açúcar!

Desse modo, consumir alimentos sem açúcar são sim permitidos, mas numa quantidade adequada e tendo a noção que não existem milagres quando se trata de alimentação.

2.       Preste bastante atenção na composição do alimento

4 cuidados com alimentos zero açúcar

Muitas vezes você está fazendo um péssimo jogo trocando alimentos ‘’normais’’ por alimentos zero, por isso deve-se ter uma maior delicadeza nos cuidados com alimentos zero açúcar. Pode por exemplo, existir certa manipulação nos dados das porções, de modo que realmente acreditamos que está reduzido nos valores nutricionais negativos, como por exemplo a lata de um alimento tradicional apontar 1,5g de açúcar por 200g do produto, enquanto um alimento zero apresenta 0,9g de açúcar por 100g do produto. Percebe que na soma final, um maior número de açúcar se concentra justamente no alimento zero.

3.      Você acaba engordando mais e prejudicando sua saúde

Os cuidados com alimentos zero açúcar não param, por isso é importante sempre ficar em alerta. Assim como dito acima, existe certa manipulação nos valores nutricionais, porém alguns alimentos podem realmente reduzir suas calorias e até açucares totais, mas em compensação possuem uma enorme carga de gorduras maléficas para o corpo (trans e saturada) e altos níveis de sódio, que contribuem para a retenção de líquidos e sensação de inchaço.

4.      Diet x Light

4 cuidados com alimentos zero açúcar

Os alimentos Diet são os alimentos zero açúcar aqui tratados, já os alimentos light são os que possuem 25% de seu valor nutricional calórico abaixado em relação a um produto sem alterações em sua composição. É muito importante saber a diferenciação desses produtos e quem deve usar qual, lembrando que a substituição de um tipo de alimento por outro deve ser sempre acompanhada por um nutricionista!

Mantenha uma alimentação o mais natural possível

No correr do dia a dia pode parecer difícil ter uma alimentação saudável, mas é possível sim ao menos ter mais cuidados com alimentos zero açúcar e consumir mais alimentos naturais como frutas, verduras, vegetais dentre outros, sempre tomando os maiores cuidados para não extravasar só porque um alimento pode te fazer bem, sempre se vigiando de acordo com as porções ingeridas, mantendo um cardápio colorido e variado!

Já teve algum problema com alimentos zero açúcar? Tem alguma opinião sobre o tema? Deixe aqui seu comentário para que nossa discussão sobre o assunto se amplie cada vez mais em prol da sociedade e da saúde de todos!