4 benefícios do gengibre que você precisa conhecer



O gengibre, ou também denominado de mangarataia ou mangaratiá, é uma raiz tuberculosa nativa da Ásia, utilizada tanto na culinária quanto na medicina em geral. Ela apresenta diversos benefícios terapêuticos, o que a torna comum na casa e no cotidiano da população brasileira.

Por ter ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório, essa raiz é muito utilizada como remédio caseiro e sua fórmula é ideal para evitar gastos com medicamentos. Se você ainda não sabe nada sobre essa especiaria, a seguir apresentaremos os benefícios do gengibre para a sua saúde e outras curiosidades.

Nutrientes que compõem gengibre

O gengibre é conhecido entre a população brasileira devido a sua composição rica em vitaminas e óleos saudáveis. As vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio estão em grande quantidade nessa raiz e auxiliam de forma gradativa no cuidado com a saúde.

Os óleos também são benefícios do gengibre porque liberam uma substância anti-
-inflamatória que, quando feita em forma de chá, combate a bactéria H. Pylori, responsável por desenvolver gastrite, úlcera e outros problemas dessa área. Além disso, essa raiz proporciona quatro benefícios essenciais para a saúde.

Benefícios do gengibre

 

4 benefícios do gengibre que você precisa conhecer

1.     Prevenção de doenças respiratórias

Consequência do crescimento das cidades brasileiras, a quantidade de poluição no ar aumentou e gerou inúmeros problemas respiratórios, como resfriado, gripe, asma, entre outros. O gengibre, no entanto, se tornou uma raiz ideal para o cuidado caseiro desses males.

Ela age na prevenção e no cuidado com o organismo e apresenta ação antioxidante, que ajuda no tratamento de doenças. Além disso, por também ter ação anti-inflamatória, melhora e gradativamente diminui sintomas como a tosse, dor muscular e outras geradas pelo esforço respiratório.

2.     Diminuição de náuseas

Dentro dos benefícios do gengibre, mais especificamente o chá feito com essa especiaria, estudos mostram que ela é capaz de reduzir ou acabar totalmente com os enjoos causados pela má digestão de algum alimento ou por outros motivos.

Ele é bastante utilizado em pessoas que estão em tratamento de quimioterapia devido às náuseas causadas pelo aparelho. Mas também pode ser utilizado em casos menos graves, que apenas necessitem de um pequeno controle do organismo e que não queira ou não possa se utilizar remédios.

3.     Auxílio de emagrecimento

4 benefícios do gengibre que você precisa conhecer

Esse é um dos benefícios do gengibre mais conhecidos pela população em geral. A raiz, quando feita em forma de chá, apresenta ação termogênica, que auxilia no emagrecimento devido ao aceleramento do metabolismo. Essa maneira de perda de peso é muito comum entre mulheres, porém é preciso de cuidado.

O uso apenas do chá dessa especiaria não leva ao emagrecimento repentino. É preciso o acompanhamento de um nutricionista, aliado a uma rotina de exercícios, sejam eles em academia ou fora de lugares especializados para isso.

4.     Prevenção de cânceres

Por último, e talvez de mais importância, o uso do gengibre como prevenção de alguns tipos de cânceres. Estudos mostram que o chá dessa raiz pode prevenir o câncer de estômago, muitas vezes causados por úlceras, e também o câncer de fígado – um dos mais graves e de menor possibilidade de tratamento. Tudo por sua propriedade antioxidante e, como já mencionado, anti-inflamatória.

Além desses, os benefícios do gengibre também podem ser direcionados para a prevenção do câncer colorretal, por conter uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino. Ou seja, além de todas as vantagens já citadas antes, ela ajuda na prevenção de algo de mais gravidade na saúde da população do mundo todo.

Gostou do nosso texto? Conhece mais benefícios do gengibre? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando o blog.