3 tipos de leite que você pode fazer em casa e suas vantagens



Você conhece alguém que não vive sem tomar leite? Ou alguém que seja intolerante à lactose do leite de vaca?

Com certeza você está lembrando de alguém, por isso, este artigo é ideal para que você se informe e possa ajudar a compartilhar boas informações ou somente matar a curiosidade.

3 tipos de leite que você pode fazer em casa e suas vantagens

Intolerância à lactose? É vegano? Solução: 3 tipos de leite que você pode fazer em casa

Além do leite de vaca, existem outros tipos nutritivos e bastante saborosos que te farão ser mais adapto(a) ao alimento.

Suprir as necessidades nutricionais do tradicional leite de vaca ficou mais fácil nos dias de hoje, e quem é intolerante à lactose pode conhecer mais sobre outros tipos.

Interessado? Os leites vegetais são uma boa fonte de proteína e vitaminas que podem complementar sua dieta de uma forma incrível! Aqui temos três saborosos e nutritivos tipos de leite que você pode fazer em casa!

1.      Leite de aveia

O primeiro da lista dos tipos de leite que você pode fazer em casa é o de aveia. Conhecida por conter fibras solúveis e insolúveis as quais contribuem para a eliminação de gorduras no sangue, é ótima aliada nas dietas.

Ela regulariza o colesterol, ajudando no emagrecimento e no bom funcionamento do intestino e do organismo, sendo boa para o sistema imunológico e ainda neutralizando os níveis de açúcar.

Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 1/2 xícaras (chá) de água
  • Baunilha (opcional)
  • Pedras de gelo

Deixe a aveia de molho na água por, pelo menos, uma hora (no máximo duas horas). Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador, adicionando mais uma xícara de água, e bata bem.

Segundo Yamily, do canal Emagrecer Certo, para evitar que o leite fique pegajoso, se você der um choque térmico triturando junto algumas pedrinhas de gelo no liquidificador, consegue reduzir muito “a baba” da aveia. Isso acontece porque o amido da aveia passa para a água.

3 tipos de leite que você pode fazer em casa e suas vantagens

2.      Leite de amêndoas

Esse é um outro tipo de leite vegetal e, devido ao seu valor nutricional elevado, está na nossa lista dos 3 tipos de leite que você pode fazer em casa!

A amêndoa é um fruto seco nutritivo, rico em vitaminas e minerais importantes para a construção de células do organismo, sendo elas as vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais, como cálcio, manganês e cobre.

Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • Canela, cardamomo e baunilha (opcional)

Você não precisa tirar a pele das amêndoas. Ao deixá-las de molho na água, você potencializa todas as propriedades nutritivas das sementes que, depois desse período de, no mínimo, quatro horas, precisam ser enxaguadas várias vezes com água limpa.

Despeje as três xícaras de água no liquidificador e bata com as amêndoas durante algum tempo, até ficar homogêneo. Adicione o aroma que preferir. Quando a mistura estiver bem homogênea, coe.

Use uma peneira ou malha bem fina, como saco de algodão orgânico, pano fino de algodão limpo ou gaze. Você pode aproveitar o restante das fibras de amêndoa, que têm um sabor todo especial, para outras receitas como pães e bolos.

O leite fresco dura até três dias na geladeira.

3.      Leite de arroz

Outra receita interessante dos tipos de leite que você pode fazer em casa é a do leite de arroz! O site Mundo Boa Forma aponta alguns dos benefícios de se consumir o leite de arroz:

  • Ideal para intolerantes à lactose;
  • Sem colesterol;
  • Ideal para alérgicos ao leite de soja;
  • Fácil digestibilidade (já que proteína vegetal é mais leve que a animal);
  • Bom para a flora intestinal;
  • Bom parao sistema imunológico;
  • Ideal para quem tenha gastrite e excesso de acidez estomacal;
  • Fácil de fazer.

Para seu preparo, será necessário:

  • 2 xícaras de arroz;
  • 2 litros de água.

Ferva a água com arroz por cerca de 15 minutos ou até cozinhar. Caso prefira, use panela de pressão. A seguir, bata no liquidificador.

Os 3 tipos de leite que você pode fazer em casa são veganos

Para os veganos, os leites vegetais são ótimos para substituir os leites de origem animal, já que sua digestão é melhor e a quantidade de vitaminas e minerais são altas.

Porém, destacamos que você faça um acompanhamento com um nutricionista para ingerir as receitas aqui propostas, já que os valores nutricionais dos tipos de leites vegetais são diferentes dos contidos no leite de vaca (origem animal).

Gostou das dicas? Comente conosco sobre!