3 sintomas de parada cardíaca que merecem sua atenção



Complicações cardíacas são grandes causadores de mortes no mundo e para isso a informação sobre os sintomas relacionados a estas complicações são de extrema importância para serem conhecidos e permitir que se ajude a quem está sofrendo com este mal.

Neste artigo vamos apresentar o conceito e os sintomas de parada cardíaca, além de indicar os cuidados para atender quem sofreu com uma ocorrência deste tipo.

Diferença entre ataque cardíaco e parada cardíaca

Antes de apresentarmos os sintomas de parada cardíaca é importante fazer a distinção entre um ataque cardíaco e uma parada cardíaca, para que se possa entender claramente a diferença entre ambos.

Entender a diferença é fundamental para poder avaliar o que está ocorrendo de maneira correta.

3 sintomas de parada cardíaca que merecem sua atenção

Ø  Ataque cardíaco

Ocorre quando existe um bloqueio das artérias coronárias, aquelas que fazem circular o sangue pelo coração.

Neste caso, a existência de um coágulo reduz ou impede a passagem do sangue comprometendo o funcionamento do órgão, que continua funcionando de maneira precária e se não houver um atendimento para solução rápida pode ocasionar na morte da pessoa.

Ø  Parada cardíaca

Numa parada a situação é bastante diferente de um ataque cardíaco, pois diferente deste, a parada faz com que o coração pare de bater.

A interrupção dos batimentos cardíacos produz a falta de respiração e a circulação sanguínea paralisa levando a pessoa a desmaiar rapidamente.

Os sintomas de parada cardíaca

Três são os sintomas de parada cardíaca que podem ser facilmente identificados:

  • Perda repentina de consciência (desmaio);
  • Ausência de respiração;
  • Falta de pulsação.

A falta de pulso é o principal indício de que a pessoa está sendo vítima de uma parada cardíaca e deve ser imediatamente atendida, visando evitar riscos à vida.

Numa parada cardíaca pode ocorrer ainda um sinal que está relacionado à dilatação das pupilas, porém este sintoma ocorre depois de todos os demais, com maior tempo para ser identificado e, desta forma, não deve ser aguardado que isso ocorra. Até mesmo porque este sintoma pode estar ligado a outros distúrbios, não sendo um indicativo específico de parada cardíaca.

Sinais de aviso

3 sintomas de parada cardíaca que merecem sua atenção

Os sintomas de parada cardíaca podem ser observados quando ocorre este problema, porém é importante perceber os sinais que precedem a ele.

Alguns avisos são emitidos pelo organismo antes de acontecer uma parada cardíaca, que são:

  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor forte no abdômen e nas costas;
  • Dificuldade de respirar ou falta de ar;
  • Dor ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dificuldade de falar;
  • Fraqueza, palidez e cansaço intenso;
  • Vertigem;
  • Palpitações;
  • Sudorese em excesso;
  • Náusea e tonturas com frequência.

O conjunto de diversos destes fatores indica maior probabilidade de ocorrer uma parada cardíaca, devendo buscar consulta com um médico especialista para efetuar um diagnóstico mais preciso.

Primeiros socorros

3 sintomas de parada cardíaca que merecem sua atenção

Ao identificar os sintomas de parada cardíaca é necessário agir imediatamente para socorrer a vítima, desta maneira é importante adotar algumas medidas para que tudo possa ser resolvido tempestivamente sem risco ao paciente:

  • Chame um serviço de ambulância;
  • Efetue uma massagem cardíaca básica, pressionando o peito, no centro do tórax da pessoa, com movimentos firmes e compassados, para tentar recuperar a consciência e ativar a circulação.

Tais cuidados são fundamentais de serem adotados e podem salvar uma vida!

Considerações finais

Os sintomas de parada cardíaca são bem definidos e reduzidos e o atendimento à pessoa que sofreu este tipo de problema deve ser o mais rápido possível.

Desta forma, ficar atento aos sinais que possam indicar previamente sua ocorrência, eles devem ser bem observados para evitar complicações maiores.

Gostou do nosso texto sobre sintomas de parada cardíaca? Deixe seu comentário no post e continue acompanhando o nosso blog.