Conheça quais os alimentos mais ricos em ferro



A carência de ferro traz grandes prejuízos ao organismo, sendo refletidos em perdas de capacidade óssea, anemia, sistema imunológico e outras funções fundamentais ao corpo.

Neste texto vamos apresentar quais os alimentos mais ricos em ferro para que você possa se prevenir quanto a ideal absorção de ferro em seu organismo e reduzir os efeitos da falta de sua ingestão ao longo da vida, pois essa deficiência indicará em algum momento da sua vida a necessidade de recorrer à remédios para complementar a dieta.

Gema de ovo

Para afirmar quais os alimentos mais ricos em ferro é importante destacar a gema de ovo.

Ela é rica em ferro, ácido fólico, vitaminas A, D e complexo B, e é uma importante aliada da memória e em funções do sistema nervoso.

Uma gema de ovo possui 1 mg (miligramas) de ferro e seu consumo deve ser feito com moderação. O ideal é consumi-la cozida, para um maior aproveitamento integral do mineral.

Conheça quais os alimentos mais ricos em ferro

Carnes vermelhas

Um dos destaques de quais os alimentos mais ricos em ferro, as carnes vermelhas magras são destaque entre os demais.

Ela possui além do ferro, vitaminas B6 e B12, selênio e zinco, sendo muito rica como nutrientes.

100 gramas de carne vermelha possuí cerca de 3 mg de ferro. E ela deve ser consumida também de forma moderada.

Fígado bovino

O fígado bovino é rico em ferro e vitaminas A, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, riboflavina, selênio, cobre e zinco, provendo assim ao organismo diversas substâncias importantes.

Em 100 gramas de fígado é possível encontrar 5 mg de ferro. Porém, tem forte atuação nas taxas de colesterol, por isso é preciso ser consumido de forma também moderada.

Os rins e coração bovino, também são recomendados para suprir o ferro do organismo.

Vegetais verdes

Para conhecer quais os alimentos mais ricos em ferro é importante citar os vegetais verdes, como o espinafre, brócolis, rúcula e agrião.

Eles são ricos em vitamina A e componentes antioxidantes. E a cada 100 gramas é possível ingerir aproximadamente 4 mg de ferro.

Ostras

Certamente para responder a quais os alimentos mais ricos em ferro é importante destacar às ostras, pois elas apresentam o fósforo, selênio, vitaminas C e D.

Atuam como antioxidantes reduzindo a ação de radicais livres no organismo. E a cada 100 gramas delas é possível consumir até 9 mg de ferro.

O seu consumo deve ser evitado por mulheres grávidas, devido a risco de contraírem toxoplasmose durante a gravidez e prejudicar o bebê.

Peixes

O consumo de peixes é aconselhado, pois além de serem ricos em ômega 3 possuem grande quantidade de ferro.

Em 100 gramas de peixe uma pessoa pode consumir até 1 mg de ferro. Deve-se, portanto, priorizar o consumo de peixes magros para um maior benefício à saúde.

Grãos

Os grãos são excelentes fontes de ferro. Alimentos como feijão preto, carioca, branco e lentilhas são aconselhados para que se possa realizar a ingestão desse mineral.

Em 100 gramas desses alimentos é possível ingerir 2 mg de ferro.

Conheça quais os alimentos mais ricos em ferro

Cereais

Quinoa, aveia, cevada e trigo são excelentes fontes de ferro, podendo até serem usados como agregados em sua alimentação diária.

Em 100 gramas de qualquer um desses cereais é possível consumir até 5 mg de ferro.

O consumo de cereais integrais em barras deve ser feito de forma bastante cuidadosa, pois podem conter uma grande quantidade de açúcar.

Oleaginosas

Podemos citar avelãs, amêndoas, pistache, castanha-de-caju, castanha do Pará, como as indicadas.

Além de ferro, elas são ricas fontes de gordura monoinsaturada, gordura polinsaturada, vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês.

Em 100 gramas é possível consumir cerca de 2,5 mg de ferro.

Conclusão sobre quais os alimentos mais ricos em ferro

Neste texto vimos quais os alimentos mais ricos em ferro, e que a maior concentração desse importante elemento está em alimentos de origem animal, que possuem maior facilidade de absorção pelo organismo.

Vimos também que mesmo aqueles de origem vegetal devem ser ingeridos em conjunto com uma fonte de vitamina C para favorecer a absorção do ferro.

É importante para aumentar a eficiência do consumo deste mineral, utilizar no preparo dos alimentos panelas de ferro, para assim alimentos que contenham menos desse mineral, como o arroz possam ser beneficiados.

Além disso, é importante tomar alguns cuidados para não perder ou dificultar a melhor absorção pelo organismo, como ingerir grande quantidade de alimentos ricos em cálcio, alimentos integrais, doces, certas ervas usadas em chás, pois todos esses alimentos apresentam componentes que inibem a facilidade de ingestão do mineral.