10 mitos de consumir água com gás



Você já deve ter ouvido alguém dizendo que a água com gás engorda, mas você sabia que isso é um dos mitos que contam sobre a água com gás? Nesse artigo falaremos tudo sobre os mitos de consumir água com gás.

10 mitos de consumir água com gás

Água com gás

A água com gás é uma água que sofre um tratamento químico e nela é adicionado dióxido de carbono. No final desse processo, há a mesma quantidade de dióxido de carbono que teria na fonte de onde foi adquirida.

O nosso corpo é composto de 70% de água, ela participa de todos os processos orgânicos assim como a regulação da temperatura e o funcionamento dos músculos e do cérebro. Com ou sem gás, é recomendado consumir 2 litros de água por dia, e isso varia conforme a idade, peso e se a pessoa possui doenças e se pratica atividade física.

Algumas marcas de água com gás que têm produtos adicionados, assim como sabor adicional, devem ser evitados. A água com gás e sem gás é um elemento que deve fazer parte da nossa vida, pois ela traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Mitos de consumir água com gás

Os mitos de consumir água com gás são:

1.       Água com gás engorda e incha

Um dos mitos de consumir água com gás diz que ela engorda e incha, mas isso não é verdade. A água com gás não possui calorias, e isso é por que muitos confundem a água gasosa com refrigerantes que são bebidas engordativas. Portanto, não é o gás que é o responsável por inchar e engordar e sim o açúcar que está presente nos refrigerantes e não na água com gás.

2.       Pode prejudicar a gravidez

Mito, pois na gravidez a sensação de inchaço e estômago cheio pode ser maior, pois a barriga aumentada pressiona o estômago, deixando-o mais sensível. Ou seja, a água com gás pode ser consumida sem problemas nesse período.

3.       Água com gás não é saudável

Mais um dos mitos de consumir água com gás diz que ela não é saudável como a água natural, mas isso é mentira, pois ela possui as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás.

4.       Causa pedra nos rins

Ao contrário do que muitos pensam a água com gás ajuda a manter a saúde dos rins e auxilia na eliminação das toxinas e desperdícios do corpo, sem aumentar a excreção de cálcio.

5.       Água com gás causa celulite

10 mitos de consumir água com gás

Dizer que água com gás causa celulites é mais um dos mitos de consumir água com gás. Não há estudos que comprovem uma relação entre o consumo de água com gás com o surgimento de celulite. Segundo dermatologistas, nenhuma delas causa celulite, o que causa celulite é o açúcar do refrigerante.

6.       Água com gás descalcifica os ossos

A relação entre o consumo de bebidas com gás e o risco de descalcificação óssea é outro mito e que não encontra fundamento na ciência. Esse mito faz com que as pessoas acreditem que o gás torna o sangue mais ácido causando dissolução gradual da massa óssea.

O que ocorre realmente na ingestão de bebidas com gás é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que é trocado por oxigênio. A maior parte do dióxido de carbono transportado pelo sangue é proveniente da digestão dos alimentos. O cálcio que está presente nas águas com gás auxilia na manutenção da massa óssea.

7.       Água com gás não fornece saciedade

Um dos mitos de consumir água com gás que dizem é que ela não fornece saciedade, muito pelo contrário, a água com gás proporciona a sensação satisfação, o que auxilia automaticamente no emagrecimento já que a pessoa consome pequenas quantidades de comida do que antes.

8.       Prejudica o paladar

Muito pelo contrário, a água com gás deixa as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos, podendo acentuar o sabor, ou seja, é ideal consumir água com gás antes de apreciar uma taça de vinho, por exemplo.

9.       Água com gás é igual refrigerante

Outro dos mitos de consumir água com gás que dizem por aí é que ela é semelhante ao refrigerante por conter gás, mas isso é um mito. Como já foi mencionado nesse artigo, o refrigerante é uma bebida calórica e que engorda, já a água com gás não.

10.   O gás presente na água com gás causa problemas no estômago

O bicarbonato é um nutriente que está presente em grandes quantidades em algumas águas e age quando os alimentos chegam ao estômago como uma das barreiras protetoras principais. Dessa maneira, auxilia no combate a acidez em excesso que é produzida por alguns alimentos. O dióxido de carbono é um elemento dominante no gás que estimula as papilas gustativas, ativa o esvaziamento do estômago e acelera a secreção gástrica.

Gostou do artigo sobre a água com gás? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!