10 ervas poderosas para a saúde



Plantas são usadas para fins curativos e medicinais desde sempre. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm a crença de que métodos que utilizam produtos naturais não produzem resultados reais.

Entretanto, isso é um mito. As plantas são fortes aliadas do nosso corpo. E esse é o tema sobre o qual vamos conversar no post de hoje, as ervas poderosas para a saúde. Vamos lá?

Quanto menos processos químicos um determinado produto sofrer, melhor será para o organismo humano, por isso as ervas são muito indicadas para auxiliar em casos curativos ou mesmo de relaxamento.

Abaixo, listamos algumas das ervas poderosas para a saúde. Acompanhe e descubra todos os detalhes sobre o assunto!

Ervas poderosas para a saúde

1.      Hortelã

Muito gostosa e largamente utilizada na indústria de doces, a hortelã também pode e deve ser consumida ao natural. Essa erva tem efeitos analgésico, antioxidante, expectorante, evita problemas na boca, é aromatizante e auxilia na digestão.

2.      Camomila

10 ervas poderosas para a saúde

A propriedade calmante da camomila é muito conhecida, mas ela tem outras propriedades também importantes, como ser anti-
-inflamatória, antialérgica e analgésica. Ela ainda evita diarreias, é diurética e antiespasmódica.

3.      Alfafa

Outra das ervas poderosas para a saúde é a alfafa, que tem altas quantidades de proteína e vitaminas. Apresenta ação desintoxicante para o fígado, auxilia na limpeza e na cicatrização de feridas, combate o mau hálito e auxilia na redução do colesterol.

4.       Sálvia

10 ervas poderosas para a saúde

Auxilia no tratamento de bronquite, diabetes, gengivite, afta, resfriado e tosse. Apresenta ação digestiva, antirreumática, desintoxicante, antisudorífica, ajuda na digestão e ainda ajuda também na diminuição da barriga.

5.       Orégano

O orégano auxilia no combate às úlceras duodenal e gástrica, aumenta as enzimas que atuam no sistema digestório (digestivo), apresenta ação antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante.

6.        Alecrim

Ajuda no combate à depressão, na redução da tensão pré-
-menstrual (TPM), protege o fígado, ajuda no controle da pressão arterial e apresenta ação antisséptica e anti-inflamatória.

7.        Alfazema

Ajuda no aumento do apetite, no combate à insônia e à cistite, que é um tipo de ação inflamatória comum na bexiga das mulheres, no combate à conjuntivite, enxaquecas, bronquite, tosse e no alívio de queimaduras.

8.        Arnica

Ajuda no tratamento de machucados, no alívio da dor, no tratamento de acnes, furúnculos, dores do reumatismo e da tendinite. Mas, preste atenção, não ingira arnica sob forma de tintura  ou chás da planta, pois contém substâncias tóxicas ao organismo.

9.        Carqueja

Auxilia na digestão e na azia. Apresenta ação diurética, atua no tratamento de diabetes e artrite e apresenta ação anti-inflamatória.

10.      Cravo-da-índia

Essa erva não é apenas mais um tempero ou ingrediente para incensos. Ela apresenta propriedades analgésicas, antissépticas e anticoagulantes e ainda combate inchaços e gengivites – por isso é muito usada em clínicas e tratamentos odontológicos.

E aí, gostou das dicas de ervas poderosas para a saúde que destacamos aqui? Tem alguma outra erva que você acha importante e não listamos? Deixe seu comentário para nós e continue acompanhando todos os conteúdos. Sempre separamos o melhor para seu bem-estar. Cuide-se sempre!