10 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA ELASTICIDADE DA PELE



A nossa pele pode sofrer mudanças por inúmeros fatores. Podem ser genéticos, hormonais, químicos ou biológicos. É comum, por exemplo, com a idade que a pele fique mais flácida e sensível.

Para evitar que a flacidez ocorra antes da hora, alguns alimentos ajudam na elasticidade da pele. Vamos falar sobre alguns deles:

1.    Frutas cítricas: ricas em vitamina C

 

10 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA ELASTICIDADE DA PELE

Você deve estar se perguntando a utilização da vitamina C para elasticidade da pele, não é? Pois bem, a vitamina C é a responsável por auxiliar na absorção do colágeno que ingerimos.

O colágeno é responsável por preservar a pele firme, evitando o aparecimento das rugas e da flacidez natural da pele. Inclusive é utilizado para tratamento de celulite e pode ser ingerido em capsulas na quantidade indicada pela Organização Mundial de Saúde que é de 9 gramas por dia para indivíduos adultos.

Por isso, alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, abacaxi, acerola, kiwi e limão. O limão pode ser utilizado diariamente na salada de sua preferência.

2.    Peixe

Algumas pessoas não gostam de peixe, mas esse é um alimento peça-chave na melhora da elasticidade da pele.  No peixe contem ômega 3 que é uma gordura poli-insaturada que hidrata e aumenta a firmeza da pele.

Os peixes também contêm minerais que são essenciais para manter a firmeza da pele, como o cobre, zinco, potássio, magnésio, fósforo, iodo, ferro e selénio. Algumas espécies também possuem vitaminas A, D e E. Vale lembrar que a vitamina A auxilia na restauração de danos nas células da pele.  A vitamina pode ser encontrada no leite, na gema de ovo, cenoura ou na batata doce.

3.    Cereais integrais

Cereais como o feijão, nozes, amêndoas e etc, possuem zinco, que é essencial para cicatrização e formação de colágeno.

A aveia em especial é uma fonte de silício, mineral que também ajuda na produção de colágeno. O ideal de consumo de aveia é de 2 colheres de sopa por dia.

4.    Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo, framboesa e cereja possuem antioxidantes, que impedem a ação dos radicais livres responsáveis por danificar o tecido da pele prejudicando a elasticidade. Podem ser consumidas no decorrer do dia, como suco, ou batidas em vitaminas.

5.    Abacate

Nem todo mundo aprecia o abacate, porém ele possui gorduras monoinsaturadas que ajudam a preservar a elasticidade da pele. Pode ser ingerido batido com iogurte ou na salada. Recomenda-se três colheres de sopa por dia.

6.    Cenoura, manga, abóbora

A cenoura, manga e abóbora são fontes de vitamina A, que auxilia na produção das fibras de colágeno. Podem ser consumidas diariamente nas refeições.

7.    Alho

O alho possui enxofre, substância que ajuda renovar a célula, além de controlar a oleosidade da pele e acelerar a cicatrização. Meio dente por dia já é o suficiente.

8.    Gelatina

Sim, a gelatina as vezes tão ignorada contém alto teor de colágeno. Com baixa caloria ela pode ser consumida com mais frequência sem atrapalhar sua dieta. Existem versões diet no mercado.

9.    Vegetais de cor verde-escura

10 ALIMENTOS QUE AJUDAM NA ELASTICIDADE DA PELE 1

 

Vegetais de cor escura como brócolis, couve ou espinafre são ricos em vitamina C. Também colaboram com a formação do colágeno. Além disso, também possuem ação antioxidante, protegendo contra a ação dos radicais livres que enfraquecem o colágeno.

10.       Chá branco

Pesquisa realizada no Reino Unido, em parceria com a Neal’s Yeard Remedies, o chá branco protege as proteínas que estão na pele, entre elas o colágeno. O chá previne a ação das enzimas que quebram o colágeno.

Esses foram alguns alimentos que ajudam na elasticidade da pele. Todos eles possuem características que evitam o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

E você? Consome os alimentos citados? Quais foram os resultados? Deixe seu comentário, é muito importante para nós!